praia-do-forte-bahia-praias

Recentemente contei para vocês sobre minha estadia no delicioso Tivoli Ecoresort, lembram? Bom, dentre os incontáveis pontos positivos do hotel está sua localização: a Praia do Forte.

 

3

 

A Praia do Forte fica na Costa dos Coqueiros, litoral norte da Bahia, a apenas 56 km do Aeroporto Internacional de Salvador. É um antigo vilarejo de pescadores super charmoso que conta com uma excelente infraestrutura para os visitantes. Sua rede hoteleira é excelente e oferece, além dos resorts top, como o Tivoli, mais uma série de hotéis e pousadas bem bacanas, ou seja: não tem desculpa para não ir até lá e conhecer esse lugar simpaticíssimo na costa baiana. Bem, “simpaticíssimo” e “Bahia” é quase que uma redundância, vamos combinar, mas importa mesmo é que eu ameiiii a Praia do Forte e hoje vou dar alguns detalhezinhos da vila para vocês.

 

vila-1

 

 

A parte boa de visitar cidades pequeninas é que, mesmo que sua passagem seja relâmpago, é possível entrar no clima do lugar e conhecê-lo relativamente bem. Foi exatamente isso que aconteceu comigo e, em apenas 2 dias, tive a chance de bater perna pela vila o suficiente para sentir a energia da Praia do Forte. É muito legal ver uma cidadezinha que, além de contar com localização privilegiada e ter tantos bons hotéis, ainda nos oferece gastronomia da melhor qualidade, lojas bacanudas, história e cultura marcantes e a chance de fazermos passeios ecológicos e muitos esportes radicais. Não tem erro, agrada todo mundo!

 

praia-do-forte-na-bahia-1374767769039_956x500

 

Ali encontramos uma mistura perfeita de lindas praias, piscinas naturais, coqueirais, lagoas, cachoeiras, trilhas e reservas ecológicas com belas lojas, cafés, bares e restaurantes. Uma delícia, dá para encher dias e mais dias com programações diversas.

 

1

 

A Vila dos Pescadores, super descolada, é o coração da Praia do Forte. O lugar é realmente especial e seu charme vem, principalmente, da combinação entre o rústico e o sofisticado num clima de verão eterno que encanta qualquer mortal. Super agradável circular pelas ruazinhas – onde não há trafego de carros – tomar um drink, escolher um lugarzinho para jantar e depois emendar uma baladinha da boa, porque vocês nem imaginam como a vida noturna da Praia do Forte é animada! O Bar do Souza que o diga! Sabe aquele mix de música com gente bonita pela rua que vai até de madrugada? Pois é.

 

4

 

Importante dizer que são muitas e muitas opções de bares e restaurantes, todos servindo comidinhas que dão água na boca, e não estou falando apenas de culinária baiana de primeira linha, viu? Ali a gente encontra também restaurantes franceses, italianos, japas…andando pela Alameda do Sol você vai dar de cara com todos eles. 

 

Duas construções históricas super importantes estão na Vila: a Capela de São Francisco de Assis, que é também um dos mais famosos cartões postais da Praia do Forte, onde acontece a grande festa de Réveillon todo ano, e o Castelo Garcia D´Ávila, que foi uma das primeiras fortificações brasileiras e ostenta até hoje suas características medievais. Seu lema é ” um castelo medieval em pleno paraíso tropical” – adorei! Dá para chegar até lá de bike pela ciclovia que liga a Vila ao sítio arqueológico e vale a pena programar a visita para o final da tarde. O por do sol é bárbaro. 

 

garciadavila

 

Praia_do_Forte-BA

 

As praias, tipicamente baianas, com águas quentes e calmas, muitas piscinas naturais, areia branquinha e vastos coqueirais, são a grande atração, sem dúvida. Como eu estava hospedada no Tivoli e passei só o final de semana por lá, acabei conhecendo apenas a praia do EcoResort, mas soube que a praia do Papa Gente é cheinha de piscinas bem rasas, incríveis para mergulho; na Praia do Lord há uma piscinona natural onde é possível provar petiscos e tomar drinks – sim, o pessoal te serve DENTRO d’água; e que a Praia do Porto, em frente à Igreja de São Francisco de Assis é ideal para as crianças, além de ser repleta de barraquinhas que servem iguarias baianas. 

 

lord

 

papagente

 

PraiadoForte

 

É na Praia do Forte que está a primeira base do Projeto Tamar, programa ecológico super importante que trabalha na pesquisa e proteção de todas as espécies de tartarugas marinhas que existem no Brasil, controlando a desova ao longo de 30 km de costa. Vale lembrar que TODAS estão ameaçadas de extinção. Todos os anos, entre setembro e março, as tartarugas vêm desovar na Praia do Forte e em outros pontos da costa brasileira. Sabiam que mais de 50% dos ninhos protegidos pelo Tamar no Brasil estão em praias baianas? A área do Tamar compreende uma área de 10.000 m2 e conta com diversas atrações como o museu da tartaruga, tanques de exposição dos animais marinhos e até uma lojinha. As crianças adoram! Embora o Tamar fique na vila, a área de proteção das tartarugas fica bem longe e é mantida em segredo. 

 

1 (1)
 
tamar PF
 
 
Outra atividade ecológica muito interessante fica por conta do Instituto Baleia Jubarte, quer foi criado no ano 2000 justamente para monitorar e fazer a conservação desses animais que chegam da Antártida entre julho e outubro. A coisa toda é tão bem feita que a Praia do Forte se tornou uma área de concentração e reprodução desses mamíferos. Legal, né? Mais legal ainda é participar da “baleiada”, um passeio de barco com biólogos para vê-las em alto mar. É o máximo, pois as enormes baleias, que chegam a 40 toneladas, fazem acrobacias inacreditáveis na água. É isso que eu chamo de “espetáculo da natureza”. 
 
 
Baleia Jubarte
 
baleia_jubarte_250712
 
 
Quem está atrás de ecoturismo pode contar com as caminhadas ecológicas na maravilhosa Reserva da Sapiranga, formada por nada menos que 600 hectares de Mata Atlântica e habitat natural de orquídeas e bromélias incríveis. Dá para fazer os passeios caminhando, de bike, a cavalo ou em quadriciclos. Imperdível.
 
 
1 (2)
 
5113455988_9e9bf776fb_z
 
 
Como que um lugarejo tão pequenininho pode oferecer tanta coisa boa, né? A Praia do Forte é tudo de bom! Certamente voltarei para ficar mais tempo! 

Postado por às 12:43

my-brazil category image
. Comentar


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2017, Silvana Bertolucci. Todos os direitos reservados.
desenvolvimento: Absoluto Web