OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O Pinguim é a choperia mais ilustre de Ribeirão Preto, cidade tão simpática do interior de São Paulo. Frequentadíssima tanto pelos moradores da região como por um sem fim de visitantes, sua fama vem de sua tradição, suas “histórias”, seu cardápio, super bem montado e variado, recheado de petiscos incríveis, comidinhas de boteco e feijoadas MARA e, principalmente pelo seu chopp Antárctica, tão bem tirado, tão perfeito e tão absurdamente cremoso, que o transformou no mais conhecido do país e me dá água na boca só de pensar. Impossível falar de Ribeirão sem lembrar do Pinguim e vice versa. A casa é um verdadeiro cartão postal da cidade.

 

Chopeira do Bar Pingüim.

 

Sua história começou na década de 30, quando o Edifício Diederichsen estava sendo construído no coração de Ribeirão Preto. Antes mesmo da inauguração oficial deste marco arquitetônico da cidade, em 1937, um misto de bar com choperia abria suas portas no térreo do edifício em acabamento, sem grande alvoroço. Nascia naquele momento o Pinguim! 

 

rp017

 

Na década de 60, o Pinguim ampliou seus horizontes e passou a ser conhecido também no exterior. Nos anos 70 surgiu a primeira filial, localizada na esquina em frente, e nos anos 80 vieram mais duas choperias, o que firmou a casa também como restaurante e consolidou seu status como “embaixador” de Ribeirão Preto para o Brasil e o mundo. Depois vieram mais duas unidades e a filial de Belo Horizonte. Sortudos os mineiros, hein! Atualmente há 3 choperias em Ribeirão, além do empório, localizado onde era o Pinguim original, que comercializa produtos com marca própria.

 

pinguim-i

 

O prestígio fez com que “histórias” surgissem para explicar a qualidade do chopp servido lá. A mais pop é aquela que fala sobre uma serpentina gigante, uma super tubulação que ligava a fábrica da Antárctica à choperia, fazendo com que o chopp saísse diretos da fonte para o copo de quem estava no Pinguim. Não sei vocês, mas eu acreditei nessa lenda durante toda a minha vida e certamente ajudei a espalhá-la, kkkkk! Enfim, o importante é que o chopp é muito top e quem entende do assunto explica que isso está relacionado ao cuidado e à forma com que os garçons o tiram do barril. Até a lavagem dos copos é contolada, já que isso também interfere no sabor, vocês acreditam? A pressão das torneiras também é super regulada e os 400 metros de serpentina dentro das câmaras frias, monitorados, assim como o processo de reposição do gelo sobre os barris a toda hora. A carga do líquido que chega diariamente descansa por 1 dia antes de ser consumido – com a renovação constante o chopp não envelhece. Daí é só saber servir e cremar o chopp, e isso eles sabem, né. Know how é tudo na vida mesmo, e é justamente por isso que o Pinguim já está a mais de 70 anos fazendo sucesso, alimentando a memória e habitando o coração do povo. Um clássico cheio de qualidades, vale muito a pena conhecer!

 

cimg4773

 

Pinguim Centro – pé direito alto, cores aconchegantes, lustres personalizados e o piso xadrez em preto e branco são algumas das características da casa. Além disso, detalhes do salão reforçam ainda mais o ambiente da época em que o Pinguim foi inaugurado, como por exemplo o vitrô com elementos inspirados no trabalho do arquiteto Frank Lloyd Wright.
Rua General Osório, 389 – Telefone: 16 3610-8258

Pinguim Ribeirão Shopping – possui uma arquitetura rústica com algumas semelhanças à choperia do centro. O charme desta casa é o vitral de 2,5X4 metros com a reprodução da obra “A Fazenda” do artista espanhol Joan Miró. É o Pinguim mais movimentado de Ribeirão.
Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1540 Loja 29 – Telefone: 16 3620-2919

Pingüim Santa Úrsula Shopping – é onde os amigos se reúnem para assistir futebol regado a chopp gelado. Combinação melhor não há. Feijoada e grelhados especiais fazem bastante sucesso.
Rua Sao Jose, 933  Lojas 22,23,24,25 – Telefone: 16 3625-1226

Postado por às 10:32

hot-spots category image
. Comentar


0 Comentários

Deixe o seu comentário!

© 2017, Silvana Bertolucci. Todos os direitos reservados.
desenvolvimento: Absoluto Web