359195-2

Comer maravilhosamente bem na Itália não significa que você tenha que ir a um dos 329 restaurantes estrelados pelo Guia Michelin que há no país atualmente. Na minha opinião, o requinte maior da gastronomia italiana está na sua tradição e mais uma vez constatei isso de perto, durante meu jantar no excelente Osteria del Cinghiale Bianco, o melhor restaurante que conheci durante essa minha passagem por Firenze. 

 

osteria-florenz

 

Além do spaghetti com trufas absurdamente bom que pedi e os tantos pratos típicos da cozinha toscana, como o crostino nero, as bruschette di pane toscano, as pappas al pomodoro, a ribollita, o pappardelle ao molho de javali, a maravilhosa bisteca alla Fiorentina cozida à lenha e os doces, como os biscoitos de amêndoa típicos acompanhados por um bom vin santo da região, o ambiente da Osteria, simples, histórico, super toscano, é também umas das delícias do lugar.  

 

osteria2

 

Logo de cara a gente já nota as referências ao “Javali Branco/Cinghiale Bianco” por toda a parte. Vejam alguns detalhes:

 

DSC09991

 

 

osteria3

 

O restaurante fica no térreo de uma torre do século 14, localizada na Borgo San Iacopo, uma das ruas mais características da antiga Firenze, cheia de lojinhas de arte, antiquários e boutiques. O salão principal é dividido em 2 ambientes: um deles ocupa o espaço da torre dos anos 1300, da qual restou apenas a parede de pedras para contar história; o outro, que abriga mais um salão de jantar e a cozinha, fica no antigo pátio da torre, e aqui podemos observar nas paredes os sucessivos restauros pelos quais o edifício passou, principalmente nos anos 1500. Será que é por isso que está de pé até hoje? Bem, o que importa é que os tantos consertos funcionaram e suas marcas ainda criaram recantos românticos em nichos de tijolo e pedra com atmosfera pra lá de especial durante a noite e à luz de velas. 

 

Olha que charme

Olha que charme

 

A adega do Cinghiale Bianco é super rica em vinhos top da Toscana como os Brunelli, Rosso di Montalcino, Dievole, Sassicaia…além dos vinhos de outras regiões italianas e estrangeiros também. Muita variedade para combinar com cada delícia típica preparada pelo Chef Mauro. Só de lembrar me dá água na boca.  

 

osteria

 

Durante meu jantar conheci o Marco Masselli, um dos donos do Cinghiale, que me recebeu super bem e me contou que o restaurante está sob o comando da sua família desde 1984. Ele me falou bastante sobre como transformaram, em pouco tempo, o prédio histórico neste lugar que serve uma comida tão deliciosa, conversamos sobre os pratos e também sobre as receitas com carne de javali.

 

Eu e o Marco

Eu e o Marco

 

Para explicar sobre como é possível usar o ingrediente de maneira absolutamente simples, o Marco me mostrou este vídeo no Youtube que apresenta uma receita tradicional de cinghiale preparada na cozinha da Osteria e ainda tem várias tomadas bem bacanas de Firenze:

 

 

Adorei, gente. Restaurante memorável. Recomendo!

 

Borgo San Iacopo, 43
50125 Firenze – Italy

Tel: +39.055215706

Postado por às 16:15

gastronomia category image
. Comentar


2 Comentários

  1. Celso Fernando Mariusso disse:

    Já está no meu roteiro de gastronomia agora em abril próximo. Agradeço, pois procurava onde comer um prato
    de javali

Deixe o seu comentário!

© 2017, Silvana Bertolucci. Todos os direitos reservados.
desenvolvimento: Absoluto Web