BotÃn Restaurant

Sabiam que o restaurante mais antigo do mundo fica em Madri? Pelo menos é isso o que o Guiness Book diz, e no Livro dos Records a gente confia, né? Sabe-se lá se algum outro restaurante abriu as portas antes do Botín, mas as condições exigidas pela turma do Guiness – mesmo nome e mesmo uso – foram cumpridas e hoje, a quarta geração de proprietários ostenta o título. 

 

fachada

 

As especialidades do Restaurante Botín são os leitões e cordeiros assados lentamente no forno à lenha, que é o mesmo onde Jean Botin, o fundador do lugar, assava suas carnes no século 18. Desde então, ele é a alma da casa. O forno. Botín é o nome. Mas é uma bela combinação e é isso que importa. 

 

forno

 

Nos anos de 1700, não existiam restaurantes como conhecemos hoje, pois, os açougueiros e comerciantes de alimentos da época meio que se opunham com truculência à tal prática. Não era permitido vender comida pronta em parte alguma, porém, era permitido que as pensões oferecessem seus fornos para que os viajantes famintos assassem os pedaços de javali que traziam em suas bagagens.

 

fachada1

 

Então, em 1725, o cozinheiro francês Jean Botin chegou à Madri e abriu justamente uma pensão que prestava serviço de forno. Botín não queria se envolver com a hospedagem de cortesãos, então pagou uma espécie de isenção, ficou livre para se dedicar exclusivamente à gastronomia e…tcharã: assim surgiu o primeiro restaurante do mundo. Na verdade, a palavra restaurante só surgiria anos depois, na França, mas essa é outra história e o que vale é o conceito da coisa. 

 

interna

 

Desde então o Botín vem recebendo muita gente importante em suas pequenas salas por trás da fachada old school: Marcelo Mastroiani e Catherine Deneuve estiveram lá; a mesa preferida de Hemingway, onde se passa a cena final de seu primeiro romance, O Sol Também Se Levanta“, e onde ele gostava de se sentar de costas para o salão, continua no mesmo canto; Jacqueline Kennedy, Charlton Heston, Ava Gardner, Michael Douglas, Pedro Almodóvar, os reis espanhóis e até Ricky Martin também já provaram os assados do restaurante; e houve até uma ocasião onde diplomatas americanos e soviéticos dividiram um leitão em plena Guerra Fria!

 

salão esta

 

Agora a melhor de todas: vocês acreditam que Francisco de Goya trabalhou no Botín lavando pratos antes de se tornar um pintor renomado? 

 

salão

 

Além dos pratos típicos da Segóvia, dos ilustres frequentadores e do título inusitado, a casa também exibe na fachada marcas da Guerra Civil, momento super importante da história da Espanha. Acho incríveis lugares tradicionais e históricos como este. Não é a toa que permanecem fazendo sucesso e atraindo mais e mais gente. Sempre digo que vale a pena conhecer!

 

salão2

 

Calle Cuchilleros, 17
Madrid, Espanha

Postado por às 16:40

gastronomia category image
. Comentar


1 Comentário

  1. Noeli disse:

    Realmente é muito gostoso! Estive em maio/14 e comi o leitão!recomendo a visita

Deixe o seu comentário!

© 2017, Silvana Bertolucci. Todos os direitos reservados.
desenvolvimento: Absoluto Web